• Frontispício da Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos.

  • A lgreja da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos ainda com frontão maneirista renascentista (Thomas Ender, 1817-1818).

  • A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos rebebe o Príncipe Regente Dom João, por ocasião de sua chegada ao Rio de Janeiro em 1808.

  • Membros da Irmandade com o
    Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta.

  • A Diretoria da Irmandade
    nos dias de hoje

Uma História com quase quatro séculos de antiguidade

Remonta a mais de 375 anos a História da devoção, no Rio de Janeiro, tanto a Nossa Senhora do Rosário quanto a São Benedito. Em 1639 devotos da Virgem do Rosário, que tinha a sua imagem na Igreja de São Sebastião, no Morro do Castelo, fundaram uma Irmandade, que existiu na mesma época paralelamente a Confraria, constituída por devotos de São Benedito, ambas fundadas por homens negros, livres e escravos...

História

A Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, desde seus primórdios teve uma participação relevante na História do Brasil e do Rio de Janeiro.

Saiba Mais →

A Igreja

Em terreno doado pela devota Sra. D. Francisca de Pontes, e por Alvará de 14 de janeiro de 1700, foi concedida licença para a edificação do Templo. Em dois de fevereiro de 1708 realizou-se a Benção do terreno e a colocação da primeira pedra, pelo Revmo. Padre João Pimenta de Carvalho, iniciando-se as obras dias depois.

Saiba Mais →

O Museu

O Museu do Negro encontra-se localizado na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos.
 

 

Saiba Mais →

Entre em contato conosco

JORGELITO MARQUES, PROVEDOR E JUIZ DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, no uso de suas atribuições compromissais, estatutárias e legais nos termos do Capítulo – III, Artigo – 16º, Inciso -I, Alínea – d do Estatuto Social da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, pela presente   RESOLVE:                                         Art. 1º - Nomear como seu Representante junto ao Conselho Nacional das Irmandades de São Benedito do Brasil (CONISB):   Sr. ANDERSON SANTOS RIBEIRO, Irmão, fiel leigo, Regente do Culto e 1º Escriturário desta Imperial Irmandade.   Art. 2º - A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.   Cumpra-se e publique.   Rio de Janeiro, RJ, em 8 de janeiro de 2016.           JORGELITO MARQUES Juiz de Nossa Senhora do Rosário Provedor